Benefícios do INSS afetados por greve terão correção.
O segurado que pediu uma revisão ao INSS (Instituto Nacional
do Seguro Social) terá que esperar o fim da greve dos servidores para saber o
resultado da análise. Em compensação, ele terá pelo menos dois meses a mais de
correção monetária no cálculo dos atrasados.
Essa previsão considera os pouco mais de dois meses de
paralisação dos servidores da Previdência Social, que iniciaram o movimento no
dia 7 de julho deste ano.
A correção monetária pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao
Consumidor), indicador divulgado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística), é um direito de segurados que esperarem mais de 45
dias por uma resposta do INSS sobre seus pedidos.
Em julho, essa era a situação de 90.071 segurados
–considerando apenas os casos em que a espera é por culpa do INSS.
Nesse intervalo, o segurado pode se preparar para o caso do
órgão recusar a revisão da aposentadoria ou da pensão. Por exemplo, o segurado
ganhou a aposentadoria, mas o cálculo não contou um período de trabalho. Na
revisão, ele apresentou contracheques. Agora, enquanto o INSS não responde, ele
pode obter a folha de registros com a empresa, reunir testemunhas e documentos
como o contrato de trabalho.
Além da greve dos funcionários administrativos, a paralisação
dos peritos afeta o atendimento aos segurados.
Sete em cada dez segurados não conseguem passar por perícia
nas agências do INSS, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos. Só as
perícias iniciais estão sendo feitas.
NOVA NEGOCIAÇÃO
Prorrogações, reagendamentos e pedidos de revisão não estão
sendo aceitos. Não há previsão para o fim da greve dos peritos. Os servidores
administrativos têm nova negociação com o governo nesta segunda-feira (14).
O pagamento do auxílio-doença ou da aposentadoria por
invalidez não será cortado pelo INSS durante a greve dos servidores
administrativos e dos médicos peritos.
Para conseguir a vantagem, porém, o segurado que precisar
renovar o benefício deve tomar alguns cuidados.
Quem já está com a perí- cia agendada para este mês, por
exemplo, deve comparecer à agência e buscar uma comprovação de que não teve o
atendimento.
Se o posto estiver completamente fechado, ligue para a
Central 135 e registre a tentativa. Segundo advogados, uma fotografia do
segurado na agência pode ser usada como comprovação.
Fonte: Folha de São Paulo - Mercados.
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