Receita Federal publica Parecer sobre Responsabilidade Tributária

11:42 Antonio Antunes 0 Comments


A Receita Federal do Brasil publicou o Parecer Normativo Cosit/RFB nº 4/2018 uniformizando sua interpretação acerca de responsabilidade tributária tratada no inciso I do art. 124 do Código Tributário Nacional (CTN).

Pelo Parecer Normativo, a responsabilidade tributária solidária desse dispositivo do código tributário decorre de “interesse comum da pessoa responsabilizada na situação vinculada ao fato jurídico tributário”, que pode ser tanto o ato lícito que gerou a dívida tributária como o ilícito que a omitiu.

Porém, para tal responsabilização deve-se comprovar que a pessoa tenha vínculo com o ato ilícito e com a pessoa (física ou jurídica) devedora. Nos termos do parecer, o mero interesse econômico, sem comprovação deste vínculo não pode caracterizar a responsabilização solidária.

São considerados atos ilícitos que podem ensejar a responsabilização solidária:

1 – O abuso da personalidade jurídica em que se desrespeita a autonomia patrimonial e operacional das pessoas jurídicas mediante direção única (chamado de "grupo econômico irregular");

2 – evasão, simulação e atos deles decorrentes (por exemplo, emissão de notas fiscais “frias”, omissão de receita por atos que simulem outros negócios jurídicos, entre outros);

3 - abuso de personalidade jurídica com o intuito de reduzir tributos mediante manipulação artificial do fato gerador (“planejamento tributário abusivo”).

Para visualizar o parecer em sua íntegra, clique aqui.

Antonio Antunes
Advogado
(11) 3262-2986

Acesse nossa plataforma de cursos online e veja os cursos sobre "Responsabilidade dos Sócios nas Empresas" e, ainda, sobre "Holdings" e a "proteção jurídica de bens".


0 comentários: