Avança Projeto que pretende postergar o pagamento de precatórios de Estados e Municípios.

11:05 Antonio Antunes 0 Comments

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (08/10/2019) a prorrogação, até 2028, do prazo para estados, Distrito Federal e municípios quitarem precatórios devidos a pessoas jurídicas. Pelas regras atuais, o prazo se encerra em 31 de dezembro de 2024.

Esta PEC deve entrar na pauta do plenário amanhã (9) e, se aprovada em dois turnos, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Foram feitas duas mudanças no texto original. A primeira prevê que o ente devedor lance mão de depósitos judiciais sem que sejam usados previamente recursos ordinários do orçamento e admite também o uso de recursos próprios para a quitação dos débitos de precatórios e a segunda exclui pessoas físicas desse adiamento, mentendo o calendário de pagamento atual, ou seja, até 2024.

A proposta, também, prevê a exclusão do limite de despesas o pagamento de precatórios também quando feito com recursos extraordinários obtidos com saques de depósitos judiciais. Na prática, o limite para os estados é um teto para o crescimento das despesas primárias correntes à taxa de inflação medida pela variação do IPCA por dois exercícios financeiros. Quando não cumprido o limite, os estados enfrentam sanções, como a revogação do prazo adicional de pagamento de dívidas junto à União.

Fonte: Agência Brasil.

Antonio Antunes

Saiba mais sobre compra e venda de precatórios: www.antunesprecatorios.com.br




0 comentários: