Revisão da Vida Toda - Aposentadoria

08:15 Antonio Antunes 0 Comments



Vamos  tratar de uma tese que vem ganhando força no Judiciário que pode aumentar o valor da sua aposentadoria e gerar um crédito adicional a receber do INSS, que se chama “Revisão da Vida Toda”.

Inicialmente é importante informar que essa revisão de aposentadorias se aplica à pessoas que tinham salários melhores antes do ano de 1994.

Pela regra de transição implementada no ano de 1999, durante o governo Fernando Henrique, o benefício passou a ser calculado somente considerando a média dos 80% maiores salários posteriores a Julho de 1994.

Assim, se o aposentado teve salários maiores em 1994, estes valores foram desconsiderados no cálculo do benefício.

Então, com fundamento em um artigo da Lei 8.213/91 que determina que o cálculo do benefício deve obedecer o que for mais benéfico ao segurado, nasceu a tese chamada “revisão da vida toda”.

Basicamente, é feito um cálculo considerando os 80% maiores salários de todo o período de contribuição, ou seja, de toda a vida e não somente do período após Julho/1994.

Assim, se você teve salários maiores antes de Julho/94 é possível que o valor que atualmente recebe possa ser majorado através da ação judicial e as diferenças dos últimos 10 (dez) anos deve ser paga pelo INSS.

Mas é importante lembrar que é uma tese judicial que, apesar de ter inúmeras decisões favoráveis, ainda não tem um posicionamento definitivo no STJ ou STF. Porém, as chances são boas.

Antonio Antunes
www.antunesadv.com

Cursos online: http://bit.ly/antunescursosonline
Curso Completo sobre Holdings com 50% de desconto: http://bit.ly/holdingcurso

Indicações:

Vade Mecum e Códigos: https://amzn.to/32aMyhr
Livros para Exame da OAB: https://amzn.to/2Hr3c4k
Livros de Direito Tributário: https://amzn.to/323fgAx
Livros de Processo Civil: https://amzn.to/325832U
Livros de Direito do Trabalho: https://amzn.to/2NJ6GTV
Sistema Jurídico para Advogados: http://bit.ly/tecnojuris

0 comentários: